• Mayara Labs;Miriam Furlan

Mitos e verdades

No processo de parar de fumar sempre temos aquelas frases clássicas: “ah, meu tio fumou a vida toda e tem uma saúde boa”, ou “dizem que quando se para de fumar, começa a tossir, coisa que não acontecia antes”. Será que essas frases são mitos ou verdades?


A primeira com certeza é mito, saúde é muito particular e não existe uma regra para ela, mas um estudo de Gigliotti e Laranjeira (2002) aponta que pessoas que nunca fumaram vivem dez anos a mais do que os fumantes, também há outros estudos que apontam que 90% dos cânceres de pulmão são em decorrência do fumo. Mas claro, saúde é relativo.


A segunda é verdade, ao parar de fumar os cílios que revestem a mucosa dos brônquios começam a trabalhar limpando seus pulmões, e durante esse processo a pessoa tosse. Enquanto se fuma, esse cílios ficam paralisados, não realizam seu trabalho. Mas a partir do momento que seu pulmão estiver limpo, sua tosse irá diminuir, e isso pode levar algumas semanas.


E aí, quais outras frases clássicas você conhece? Será que são mitos ou verdades? Tire sua dúvida 😊


Você tem achado esse conteúdo relevante? Deixe aqui seu comentário,

sua opinião é importante para nós. Se tiver dúvidas estou à disposição para

responder.


Se você não é fumante, compartilhe esses conhecimentos com seus familiares amigos/colegas. Alguém pode estar precisando dessas informações e motivações para dar o primeiro passo! E lembre-se que essas informações não substituem o trabalho de um profissional, uma equipe multidisciplinar é fundamental para o seu sucesso!

No próximo post falaremos sobre como evitar recaídas e seguir sem o cigarro para sempre!




4 visualizações