• Mayara Labs;Miriam Furlan

Dificuldades de se terminar um relacionamento que te faz sofrer.


Terminar um relacionamento que te faz sofrer para muitas pessoas não é fácil. Como assim? Se te faz sofrer, como a pessoa continua com o outro?

É muito mais complexo do que simplesmente olhar para o sofrimento e pronto, vamos separar. Uma separação envolve o luto de outras relações (às vezes o seu relacionamento com seu parceiro (a) não é bom, mas com a família, amigos dele (a) é, e ao terminar seu relacionamento com aquela pessoa, abrimos mão de outras relações também), além disso envolve medo da solidão, o que pode gerar o pensamento de que aquela relação não é tão ruim assim a ponto de eu não suportar e com isso ter com quem ficar. Medo de terminar e sofrer mais do que estava sofrendo com aquela pessoa, medo de aceitar que a relação acabou de fato e ter que lidar com essa dor. Medo do novo, pois por mais que o relacionamento não te faça bem, você está habituado aquela vida, ja sabe como é, mas e agora uma nova relação? Será que vai ser pior que essa que estou vivendo? Ou será que vai ser melhor? Além disso, envolve questões também de baixa autoestima, dependência emocional, idealização de um relacionamento, sonhos, o status que aquela relação te causa, entre tantos outros fatores.

Se você se vê nessa situação, se identificou, busque ajuda de um profissional de psicologia. A psicoterapia pode te ajudar a elucidar essas questões, te fortalecer emocionalmente, te empoderar para tomar decisões, clarear seus medos e te ajudar no processo de autoconhecimento.

19 visualizações