• Mayara Labs;Miriam Furlan

É possível ser casal sem sexo?



Inspirada no trabalho que assisti no 13º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar da querida Lilian Cristina Nascimento com o título “Dá para ser casal sem sexo? Um estudo qualitativo do fenômeno de assexualidade nas relações conjugais”, te pergunto: você acha que é possível ser casal sem sexo?

Mais que obter uma resposta a essa pergunta, quero transmitir aqui algumas das reflexões que fiz depois que ouvi ela apresentando e que vou tentar repassar, de uma forma bem simples, para que vocês também pensem. Como você entende a assexualidade?

Muitas das pessoas veem como uma doença, mas será mesmo que é? Por que não podemos simplesmente não ter vontade de fazer sexo? Seja em algum determinado momento da vida (como uma cliente que já relatou que em determinados momento de sua vida não sentia vontade de fazer sexo), ou seja por um período maior ou por toda uma vida. Sempre achamos que quem não sente vontade de fazer sexo é porque tem algum problema: é porque foi abusado, ou porque é homossexual e não “descobriu”, ou é porque não conhece seu corpo, ou porque está com problemas hormonais, ou porque, porque, porque... E por que não uma vontade sem um motivo? É aceitável ter vontade de fazer sexo, mas o contrário não...

Além disso, ela entrevistou casais em que alguns deles eram assexuais, ou que passaram por períodos assexuais e os relatos foram que o casal passa por acordos: conversavam, respeitam-se muito, se amam e querem continuar juntos como casal e então, para que desse certo, faziam acordos entre eles.

Então te pergunto novamente: é possível ser casal sem sexo? Como você entende a assexualidade?

Pense nisso!

#sexo #sexualidade #homossexual #heterossexual #assexualidade #doença #aceitar #pensar #reflexão #casal

0 visualização