• Mayara Labs;Miriam Furlan

Mas eu não quero atrapalhar os outros...



- “Tenho me sentido tão cansada esses dias Mayara, tudo eu tenho que fazer...”

- “Você já pensou em dividir um pouco desse peso? Você não precisa resolver tudo sozinha.”

- “Ah, mas eu não quero dar problema para os outros...”

- “É muita gentileza sua, mas quem não “dá” problemas, também não recebe ajuda, já parou para pensar nisso? Eles não vão saber que você precisa de ajuda se não disser, muito menos irão reconhecer seus esforços.”

Quando negamos compartilhar nossos problemas com os outros, rejeitamos relacionamentos. Como assim? Relacionar é uma via de mão de dupla, é dar e receber, “dar” momentos bons ou dificuldades, ou seja, “receber” momentos prazerosos ou desagradáveis. Ao fechar uma das vias torna-se difícil passar para o outro lado. Pense numa estrada em obras: você fica lá tempo parado, aquela fila acumulando atrás de você e, quando abre, todos saem apavorados. É parecido quando fechamo-nos com o outro: você fica ali parado esperando o tempo passar, os problemas e responsabilidades se acumulando até que chega um momento que aquilo sai numa velocidade explosiva, ou se não sai, começa a dar dor na coluna, perna, de ficar tanto tempo ali “carregando” tudo aquilo.

Ao mesmo tempo que não dividir o peso nos limita nos relacionamentos, não é contraditório pensar que você aceita ajudar alguém, mas não aceita ser ajudado? É um paradoxo bem curioso e que talvez faça sentido se você interpretar que aquela pessoa que ajuda é como se fosse melhor que o outro, e quando entramos nessa lógica saímos do relacionamento e entramos numa disputa de poder, não? E quando se entra nessa disputa ninguém quer perder e as vias se fecham mesmo.

Então pare e pense um pouco em você: como estou me sentindo? Sobrecarregado? O que estou querendo mostrar a mim e aos outros com todo esse peso? Lembre-se que em vias fechadas não passa ninguém, assim como pessoas fechadas não recebem ninguém, mesmo que haja pessoas prontas a ajudar.

#atrapalhar #ajuda #relacionamento #peso #pressão #conversa #cansado #estresse #gentil #psicologia

0 visualização