• Mayara Labs;Miriam Furlan

Será que você se tornou o “chato do rolê”?



No último domingo, visitando um dos parques da minha cidade, pude observar na prática e em diversas situações, o quanto boa parte de nós não consegue apenas aproveitar o momento sem que isso se torne uma busca desenfreada pela selfie perfeita ou um festival de gritos de “fica parada!”, “sorri logo e para de brincadeira!” - algumas vezes, seguidos de choros compulsivos.

Agora você pode estar pensando “ok, isso acontece, mas você aproveitou alguma coisa? Já que ficou 'reparando' no que os outros faziam...” Respondo: sim. Infelizmente, aquelas tristes dinâmicas que observei durante meu momento de relaxamento fizeram parte de sentir o “aqui e agora” do local. Claro que eu preferiria ouvir pássaros cantando a pais reprimindo seus filhos a todo momento, mas parece que isso não é mais possível...

O que testemunhamos nos dias de hoje é um aproveitar “engessado”, onde há o medo de sentar na grama e sujar a roupa, onde nossas crianças não podem ser crianças com a justificativa de que “você vai se machucar!”, e pessoas parecem mais preocupadas em tirar a “nova foto do perfil” de tal rede social do que com a paisagem que serve de fundo.

Em outro ponto do parque pude encontrar o que eu esperava ver em muitos (talvez todos?) que estavam ali dividindo aquele espaço comigo: a alegria de uma menina que literalmente rolava na grama de uma pequena elevação que há em volta de todo o parque. “Mas cadê os pais dessa menina, gente?!?!?!” Bem ao lado dela, aproveitando o momento de liberdade da filha, sem medo de que ela se sujasse ou que algo de ruim pudesse acontecer com ela. Eles tiraram fotos dela? Claro, mas enquanto ela não percebia, em meio as várias cambalhotas que ela dava naquela tarde...

Quem você acha que daqui a 10 ou 20 anos olhará a foto tirada com alegria? A menina que foi reprimida pela mãe até que a mesma conseguiu tirar a tal foto perfeita ou a outra, que “rolava morro abaixo" como se ninguém estivesse olhando?

Pense nisso!

#foto #selfie #chato #criança #pais #relacionamento #paz #fotografia #momento #natureza

25 visualizações