• Mayara Labs;Miriam Furlan

Mudar ou não mudar? Eis a questão!



As pessoas sempre se surpreendem quando lhes questiono o que ganham ao não fazer tal mudança que tanto dizem desejar... Vou dar exemplos:

  • Quero emagrecer 10 quilos!

  • Quero passar no vestibular!

  • Quero parar de fumar!

  • Quero esquecer o passado!

  • Quero ser uma pessoa mais atenciosa!

Entre tantos milhões de desejos e mudanças que queremos, pense em uma mudança que você quer para sua vida e então reflita: o que você ganha se não cumprir com essa sua meta? Muito provavelmente de início você vai dizer que nada, mas pare e pense bem, se não ganhássemos nada para “ficar no mesmo lugar” mudaríamos de uma situação para outra de uma forma mais “rápida”, “fácil”, não é mesmo?

Uma pessoa que deseja emagrecer 10 quilos, terá que abrir mão de muita coisa, e se não a cumprir não precisará por exemplo, abdicar de certo tipos de alimentos que não favorecem para uma melhor qualidade de vida, não precisará “perder tempo” fazendo atividade física, não precisa aprender a se controlar em festas etc. Uma pessoa que quer passar no vestibular, se não se dedicar aos estudos, “ganha tempo” para fazer outras atividades naquele momento em que deveria estar estudando, não vai se sentir tão cansada fisicamente e mentalmente. Uma pessoa que quer parar de fumar, ao não parar, não perderá a sensação de prazer e relaxamento que o fumo lhe causa, por exemplo. Uma pessoa que quer “esquecer” o passado, mas não o faz, poderá continuar julgando os outros ao invés de ter que olhar para os seus erros, olhar para a situação e compreender e refletir sobre a dinâmica do que aconteceu, tirar aprendizagem. Uma pessoa que quer ser atenciosa, ao não esforçar-se para ser, ganha ficando no comodismo, não precisando mudar sua atitude.

Esses são apenas alguns exemplos e é claro que eles irão variar conforme o contexto de cada um, o momento em que se encontram e os valores de cada pessoa.

Mas ao colocar uma meta, um objetivo para sua vida pense nessas questões:

  • O que eu ganho se eu atingir essa meta? – foque nelas para atingir seu objetivo.

  • O que eu ganho se eu não atingir essa meta? – olhe para elas e veja o que pode te travar para alcançar seu objetivo.

  • O que eu perco se eu atingir essa meta? – reflita sobre suas fraquezas.

  • O que eu perco se eu não atingir essa meta? – pense sobre as ameaças de não atingir um objetivo.

Se você sentir muita dificuldade para conquistar suas mudanças, lembre-se que um profissional de psicologia pode te ajudar nesse caso e até mesmo ajudar a refletir sobre essas perguntas que muitas vezes nos “travam” e não conseguimos pensar sobre.

#mudança #novidade #habitos #foco #determinação #emagrecer #problema #reflexão #pensar

13 visualizações