• Mayara Labs;Miriam Furlan

Star Wars e a nossa saga



Acredito que muitas pessoas já assistiram Star Wars, ao menos um filme da saga, ou alguns trechos, e a grande maioria sabe do que se trata: um filme sobre guerra nas estrelas, o bem contra o mal. Bom, não é tão simples assim o filme, há toda uma trama envolvida que se perdura até os dias de hoje com a continuidade do filme.

Quando comecei a assistir a saga, fui me envolvendo cada vez mais e, quando vi o último filme, parei um pouco para refletir sobre toda essa continuidade e comecei a notar que na verdade Star Wars trata muito mais do que uma guerra, mas sim de pessoas simples, sem poderes especiais como nós e que passam a se desenvolver ao longo de sua vida. Mostra os convites que recebemos ao longo de nossa existência, seja para cumprir determinado desafio, fazer parte de alguma aventura, nos conhecermos, lidar com nossos sentimentos.

É incrível como o filme vai mostrando ao longo da jornada dos personagens suas ligações com a família, amigos, que “lado” começa a se predominar em cada um e como somos levados a isso. Além dessas ligações, há também o encontro com os grandes mestres, aquelas pessoas cheias de histórias e conhecimentos que nos guiam em nossa jornada. Eu tenho muitas inspirações em minha vida e quando preciso tomar decisões recorro a elas... Pare e pense um pouco: quem são seus mestres? Eles estão te levando para que lado da “força”? Eu acredito que quando temos mestres que nos levam para o caminho da luz podemos construir nossa história livre de práticas violentas e cercada de ódio e rancor, podemos construir um caminho de esperança e amor, um caminho que nos faz acreditar nos processos, como Yoda acreditava e se fascinava pelo desenvolvimento, pela transformação.

Mas acho que a grande questão da Força no filme é nos encontrarmos com nós mesmos, o olhar para nós e nos depararmos com o nosso lado negro e o da luz. Qual caminho seguir? Muitas situações do dia-a-dia nos levam ao lado obscuro e não ceder a esse lado é uma tarefa contínua e árdua que fazemos para nos mantermos no caminho da luz. Já está se lembrando dessas situações? Quando nos esforçamos para não agredir alguém que nos tira do sério, quando nos comprometemos em não roubar, a ser educado com o próximo, quando escapamos de usar o “jeitinho” frente alguma situação desafiante de nossa vida, quando educamos nossos filhos na base do respeito, diálogo, amor, ao invés de somente palmadas... entre tantas outras milhares de situações.

Nesses momentos lembro-me sempre da história da árvore. A árvore ao fazer o processo de fotossíntese ingere gás carbônico (lado negro, situações que nos levam ao mal) e devolve ao planeta Terra oxigênio (lado da luz) que irá nutrir outros seres vivos. E tenho para mim que se em nossas jornadas pudermos ser tão bons quanto uma árvore, iremos fazer uma grande diferença no mundo, não é mesmo? Assim como os heróis da saga fizeram!

#starwars #filme #herói #aventura #amor #raiva #autoconhecimento #bem #sociedade #reflexão

0 visualização