• Mayara Labs;Miriam Furlan

Expectativas e relacionamentos: como casar os dois?



Outro dia estava atendendo um casal em que o homem estava se queixando da sua mulher. O mesmo dizia que ele trabalha o dia todo, paga as contas e quando chega em casa limpa a casa, deixa tudo organizado, cozinha e a mulher não colabora muito na limpeza, na organização. Foi quando ela começou a reclamar dizendo que ele faz sim tudo isso e que é grata a ele por isso, mas que ela não recebe atenção dele, não conseguem conversar, tudo ele implica e brigam, não a ouve, chega cansada do trabalho e já tem que fazer comida, ajudar em casa, não podem nem conversar um pouco.

Foi quando lhes questionei: que expectativas vocês criaram em relação ao outro quando tomaram a decisão de ir morar juntos?

E você, quais expectativas tem em relação ao seu parceiro? Seja essa pessoa casado (a) com você, ou seu (sua) namorado (a), ficante, ou até mesmo um ex-parceiro, que expectativas você tinha em relação àquela pessoa? Reflita um pouco antes de prosseguir lendo o texto.

Agora pense: vocês já conversaram alguma vez sobre isso?

Para que um relacionamento tenha “sucesso” é preciso falar de nossas expectativas de forma clara e respeitosa, conhecer nossos desejos e o do outro e, se for o caso, fazer negociações abertas sobre o que cada um vai ceder, sobre os limites. Ou seja, quando duas pessoas querem ficar juntas precisam se comunicar respeitando o desejo do outro.

Na grande maioria dos casos, casais brigam porque estão apenas olhando para suas expectativas sem expressá-las e não dando abertura para o outro falar o que também deseja para aquela relação. É o momento no qual os desentendimentos começam a se tornar frequentes e as disputas para “ganhar a briga” vão se tornando cada vez maiores.

Lidar com nossas expectativas é tê-las de forma clara para nós mesmos e verificar se o outro pode nos ofertar o que desejamos, e isso pode se dar pela fala respeitosa. Acontece que às vezes, vemos que determinada pessoa não vai conseguir atender nossas expectativas, mudar em relação a algo e então precisamos olhar para nós mesmos e ver como vamos lidar com esse fato – aceitar? Desistir? Quais os seus limites e suas aberturas?

Lembre-se que o outro também tem seus desejos a seu respeito e ter humildade para perguntar sobre suas expectativas, como ele quer se comportar na relação (e não como você quer que ele se comporte) torna o relacionamento mais leve e prazeroso. E se, por fim, vocês chegarem à conclusão que seus desejos são muito diferentes para continuarem juntos, saiba que a relação de vocês deu muito certo, pois demonstraram carinho e respeito pelo desejo do outro até o final do relacionamento.

E então, quais as suas expectativas?

#relacionamento #expectativa #casal #casamento #família #diálogo #conversa #amor #respeito #humildade

22 visualizações