• Mayara Labs;Miriam Furlan

Você sabe qual é o seu peso ideal?



Você sabe qual é o seu peso ideal?

Claro que sim Mayara, ser magra, ter barriga chapada, os músculos um pouco definidos, como a gente vê nessas modelos por aí.

Ou então, me respondem assim:

Claro que sim Mayara, ser magro, forte, músculos definidos, do jeito que um homem deve ser.

E eu sempre lhe questiono: quem determinou esses padrões como verdadeiros para você? E continuo questionando: você é feio porque não tem olho azul? Ou porque não tem uma barriga chapada? Porque tem uma “barriguinha de cerveja”? Porque é baixinha? As pessoas com quem você convive te acham feio ou deixam de te amar porque você não corresponde aos “padrões de beleza”? Tenho certeza que a resposta é não e é muito provável eles também não se encaixem nesses “padrões”.

Muita gente quer emagrecer, ter o corpo ideal, e confundem isso com a autoestima, para ter autoestima você não precisa estar magro, mas sim bem com você mesmo. (Para saber mais sobre autoestima leia esse post)

O que ocorre é que muitas vezes não estamos satisfeitos com o nosso corpo (se é que algum dia estaremos) e queremos mudar; e para isso começamos a fazer dietas, atividade física loucamente, então emagrecemos 15 kg e ficamos felizes e orgulhosos de nós mesmos e com razão! Só que daí passa um mês, dois meses, três meses e os números começam a subir novamente, porque voltamos a nos alimentar comendo o que gostamos, não fazendo mais tanto exercício como antes por falta de tempo e assim ficamos nesse ciclo.

Quando te pergunto se você sabe qual é o seu peso ideal, quero gerar uma reflexão para você sobre suas prioridades, o que de fato importa e o conhecimento do seu corpo. Vou explicar com exemplos: somos de biotipos diferentes, então se sou do tipo endomorfo não adiante eu achar que vou emagrecer e vou ficar parecida com alguém que é do tipo ectomorfo, como a Gisele Bündchen. Isso é começar a conhecer o corpo que se tem e a valorizar ele de acordo com seu biotipo. Outra questão para pensarmos em relação as prioridades é: para eu pesar 70kg por exemplo, eu tenho que comer doce somente um pouco durante a semana e fazer atividade física 5x na semana, se eu quero ter um corpo sarado, definido, eu tenho que tomar suplementos, não ingerir nada de açúcar nem de álcool. Ou você prefere se sentir você mesmo e pesar 75kg comendo um pequeno doce na semana, tomando um pouco de cerveja final de semana e fazendo atividade física 5x na semana?

Pensar na questão do peso ideal é pensar no peso sustentável: o que você está disposto a fazer por você mesmo e manter isso. Não existe um peso certo ou um padrão mais bonito, mas sim o que se encaixa com o estilo de vida que cada um quer levar. Pense nisso!

#alimentação #atividadefísica #emagrecimento #emagrecer #problema #comprometimento #decisão #escolha #saudável #estilodevida

0 visualização