• Mayara Labs;Miriam Furlan

Um psicólogo pode te ajudar a: compreender e superar a sua homofobia



A homofobia ocorre quando um ser humano tem tamanha aversão a homossexuais que termina por discriminá-lo. Assim como ocorre com o racismo, o machismo, o feminismo e tantos outros “ismos” que infelizmente encontramos por aí, a homofobia pode desencadear situações de violência desmedida.

Hoje, gostaríamos de discutir esse delicado assunto e levar você a uma reflexão sobre as origens do preconceito voltado ao público LGBT.

Você já parou para pensar o que causa essa repulsa? Qual o motivo aparente?

Para superarmos qualquer preconceito, é necessário discutir quais os motivos dele ter surgido e ser mantido na personalidade de alguém: ele pode ter aprendido com a família ou com os amigos, pode ter sido influenciado pela mídia ou simplesmente não ter conhecimento a respeito. Independente da origem da homofobia, é necessário analisar seus comportamentos diários e o quanto ser preconceituoso o prejudica. Para aceitar o outro, é necessário estar aberto a discussões e à mudança. Todos podemos não concordar com o comportamento de terceiros, mas não temos o direito de trata-los de forma diferente devido a isso. E é aí que o trabalho do profissional de psicologia entra.

Durante os atendimentos, procuramos compreender, pelo histórico de vida do paciente e por suas relações atuais (família, amigos...) quando surgiu a homofobia em seu contexto e a partir daí, resignificar esse histórico e proporcionar ao paciente recursos suficientes para que ele compreenda os sentimentos ligados à população gay e a partir daí mude sua relação com a mesma, não mais com ódio e sim com compreensão.

#psicoterapia #psicologia #ajuda #homofobia #homossexual #sexualidade #compreender

6 visualizações