• Mayara Labs;Miriam Furlan

Um psicólogo pode te ajudar a: recuperar sua autoestima



“Auto estima é o estado da pessoa que não está em guerra consigo mesma ou com os outros” (Nathaniel Branden, 1999)

Antes de falarmos da auto-estima em si, é importante tirarmos algumas dúvidas e acabar com alguns mitos. Em primeiro lugar não confunda auto-estima com beleza, não é melhorando somente sua imagem que você terá uma “alta” auto-estima, tem relação com a auto imagem, claro, com toda certeza, mas a auto-estima é muito mais do que um reflexo estético, é também moral e emocional. Está ligado em ver sua imagem a mais realista possível.

Segundo, não confundir a quantidade de elogios que recebe com a auto-estima. Estamos falando de auto não externo estima. Receber elogios nos faz sentir bem, com toda certeza, mas aqui estamos falando de algo pessoal, seu com você mesmo. O elogio pode te mostrar algo que você antes não via em você, mas só será parte de sua auto-estima se você tornar esse elogio para você, validá-lo com você mesmo.

E por fim, não correlacionar alegria com alta auto-estima e tristeza com baixa. Auto-estima é estar em paz com você mesmo, uma paz interior que faz com que mesmo que você sinta alegria, raiva, tristeza, medo... você mantem sua auto-estima. Vem da percepção que você tem de você mesmo, e não de fontes externas.

Pensar em auto-estima então é pensar nas consequências dos seus comportamentos para você mesmo. Qual valor você tem com você mesmo? Como você se vê?

Pense nisso!

#autoconhecimento #autoestima #cuidado #ajuda #psicoterapia #terapia #seriado

0 visualização